Lista de Filmes com Viagens no Tempo

A mais completa lista de todos os tempos

Bom, tirando a nossa trilogia preferida De Volta para o Futuro (BR) Regresso ao Futuro (PT) (Back To The Future Trilogy, 1985, 1989 e 1990), que é sem dúvida alguma o melhor do gênero, segue abaixo uma lista de filmes que possuem como temática principal (ou até pequenas relações) com "viagem(ns) no tempo".



Apesar de muita gente dizer que não há muitos filmes sobre viagem no tempo (ou seriam muitos filmes bons?), essa lista serve para provar o contrário: que existem sim muitos filmes e vários ótimos (calma, nenhum supera Marty e Doc rs).

É curioso notar como o cinema e a ficção sempre estiveram envolvidos com esse tema. Conforme os anos foram passando (e a criatividade dos produtores esgotando), mais e mais filmes surgiram. É como se agora, exponencialmente cada vez mais saissem obras com viagens no tempo. Será que um dia vai saturar? Ou superar a nossa trilogia? (impossível rs).

Alguns eu tive oportunidade de assistir (e digo se recomendo ou não), porém muitos só vim saber da existência com a Internet! Se você souber mais informações desses citados ou souber de mais alguma obra, por favor, comente!

01) Um Conto de Natal (Christmas Carol, A, 1938)
Ebenezer Scrooge é um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas. Numa véspera de Natal Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e por isso três espíritos o visitariam: um do passado, um do presente e um do futuro.

02) Cruzeiro Siderais (Croisières Sidérales, 1942)
Um grupo de viajantes parte em um balão estratosférico e, devido a um acidente é arremessado ao espaço. Ao retornar a terra descobrem que se passaram 25 anos devido a um fenômeno ligado a teoria da relatividade.

03) Nem Sansão Nem Dalila (Nem Sansão Nem Dalila, 1955)
Através de uma máquina do tempo, barbeiro é transportado para outra época – vai parar no Reino de Gaza, anos antes de Cristo. Valendo-se de uma peruca mágica, que lhe dá poderes descomunais, torna-se um temido ditador. A partir daí, tem de lidar com as manobras de poder dos políticos locais que procuram, por meio da sedutora Dalila, arrancar-lhe as forças. Filme nacional.

04) A Máquina do Tempo (The Time Machine, 1960, 2002)
Baseado no clássico de H. G. Wells, conta a história de um cientista (Rod Taylor) do século XIX que constrói uma máquina do tempo e viaja a um futuro distante para aprender o caminho da paz com a evolução dos homens. O que ele encontra é tudo menos evolução. Teve uma refilmagem fuleira em 2002 (não recomendo).

05) La Jetée (La Jetée, 1962)
“Esta é a história de um homem marcado por uma imagem de infância. A cena que o perturbou por sua violência, e cujo significado compreenderia apenas muito mais tarde, ocorreu na plataforma principal do aeroporto de Orly, alguns anos antes do início da III Guerra Mundial”.

06) Jornada ao Centro do Tempo (Journey to the Center of Time, 1967)
O Sr. Stanton, após se tornar o novo chefe de uma fundação de pesquisas científicas, que tinha como projeto uma máquina para viajar no tempo, começa a exigir de seus subordinados pressa para apresentar resultados. Acaba conseguindo um acidente que causa um paradoxo e, como consequência, ele é transportado no tempo em uma viagem através das eras que poderá ter efeitos catastróficos para ele e a humanidade.

07) Eu Te Amo, Eu Te Amo (BR) Amo-te, Amo-te (PT) (Je t'aime, Je t'aime, 1968)
Após uma tentativa de suicídio, um homem é selecionado para participar de uma experiência de viagem no tempo que só havia sido testada em ratos. Um erro na experiência faz com que ele viva momentos do seu passado em ordem aleatória.

08) Planeta dos Macacos (Planet of Apes, 1968, 1970, 1971, 1972, 1973, 2001)
Astronauta viaja no tempo e descobre que o planeta Terra mudou. Além da refilmagem fraca de Tim Burton realizada em 2001, há os clássicos sessentistas! Não tem quem não se arrepie diante da cena onde Charlton Heston descobre a cabeça da Estátua da Liberdade.

09) Superman - O Filme (Superman, 1978)
Superman dispensa explicações! (SPOILER) O interessante aqui é que Lois Lane morre, pois o Super não podia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Para resolver essa sua limitação (fraqueza), o azulado retroagiu o tempo, dando voltas na Terra no sentido contrário, na velocidade da luz! Fácil resolver os problemas assim não?

10) Um Século em 43 Minutos (BR) Os passageiros do Tempo (PT) (Time After Time, 1979)
Londres, 1893. A cidade está em pânico em razão das mortes cometidas por Jack, o Estripador (David Warner), mas o escritor H.G. Wells (Malcolm McDowell) está entusiasmado em mostrar aos seus amigos uma invenção extraordinária, que ainda não foi testada: uma máquina do tempo. Entretanto, se o viajante não tiver uma chave específica a máquina retornará sozinha de onde partiu, como um pombo-correio. O problema acontece quando o Jack Estripador, rouba a máquina e vai para o futuro apavorar (1979 era o presente na época do filme, e hoje é passado).

11) Os Dois Mundos de Jennie Logan (The Two Worlds of Jennie Logan, 1979)
Mulher é magicamente transportada por 100 anos ao passado, e lá encontra o verdadeiro amor.

12) Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time, 1980)
Richard Collier (Christopher Reeve "Superman") é um jovem teatrólogo que vai ao passado para reencontrar uma mulher que, no presente, disse ser seu grande amor. Eternizou musicas para casamentos e celebrizou também uma eterna discussão sobre as viagens no tempo: o paradoxo da entrega do relógio! Proibido chorar de emoção.

13) Nimitz - De Volta ao Inferno (The Final Countdown, 1980)
O Nimitz, um porta-aviões que é equipado com ogivas nucleares, entra por uma fenda do tempo e retorna 40 anos, mais exatamente até o dia 6 de dezembro de 1941, ou seja, na véspera do ataque japonês a Pearl Harbor. O comandante Matthew Yelland (Kirk Douglas) e os tripulantes sabem, assim como um observador civil, Warren Lasky (Martin Sheen), que participando da batalha ela terá outro desfecho, mas em contrapartida a História será alterada.

14) Bandidos do Tempo (BR) Os Ladrões do Tempo (PT) (Time Bandits, 1981)
Garoto, na companhia de anões caçadores de tesouros, parte em uma aventura diferente. Dotados de um mapa, eles viajam no tempo ao mesmo tempo em que fogem do perigo. É uma aventura com muita ficção e Sean Connery.

15) A Pirâmide de Cristal (Ron Howard's Through the Magic Pyramid, 1981)
Um jogador de futebol americano, no dia de seu aniversário vê seu time perder e a culpa é sua. Recebe de presente, além de um capacete, uma pequena pirâmide de cristal que o leva ao passado no tempo dos faraós. Raríssimo filme, encomendado especialmente para a Televisão norte-americana. O diretor Ron Howard atualmente é consagrado pelos sucessos de bilheteria de O Código da Vinci e Anjos e Demônios. Este filme nunca foi lançado em DVD, nem no exterior sendo conservado por colecionadores.

16) O Cavaleiro do Tempo (Timerider: The Adventure of Lyle Swann, 1982)
O motociclista Lyle Swann viaja pela baixa Califórnia, perto da fronteira com o México, participando de uma competição de moto-cross. Em outra parte do mesmo deserto, uma experiência com uma sofisticada máquina do tempo se inicia. Um defeito transporta o rapaz, com moto e tudo, para o ano de 1877, em pleno oeste americano.

17) Conto de Natal do Mickey (Mickey's Christmas Carol, 1983)
Inspirado no eterno clássico de Charles Dickens, "A Christmas Carol". Conta a história de Ebenezer Scrooge (Tio Patinhas), um velho egoísta e avarento que não tinha limites para sua ganância e desprezava sentimentos como amor, amizade e generosidade. Até que, em uma véspera de Natal, ele foi visitado pelos Três Espíritos do Natal, que o fizeram compreender qual seria o seu destino final se ele não mudasse suas ações. Participação de Pato Donald, Pateta, Tico e Teco e cia.
Recomendo.

18) Exterminador do Futuro (BR) O Exterminador Implacável (PT) "Saga" (Terminator, 1984, 1991, 2003 e 2009)
James Cameron revolucionou o gênero por duas vezes com esta série, primeiro com o filme original, depois com a sequencia T2, apresentando efeitos visuais inovadores (para a época). Schwarzenegger faz um andróide que volta no tempo para eliminar aquela que seria a mãe do futuro líder da resistência dos homens contra as máquinas. Pena que as parte 3 (muito fraca) e 4/Salvation (razoável) não seguiram a qualidade do papai Cameron.
Recomendadissimo a parte 2

19) A Próxima Dimensão (The Next One, 1984)
Cenário: Ilhas Grega. No centro da história, o aparecimento repentino de um profeta do futuro, na praia. É só isso que encontrei, vai saber se é bom ou não...

20) Projeto Filadélfia (The Philadelphia Experiment, 1984, 1993)
No ano de 1943, a marinha americana está pronta para executar o ambicioso Projeto Filadélfia, onde sofisticadas técnicas são empregadas na tentativa de evitar a detecção de sinais por radar. Um erro faz com que David Herdeg (Michael Paré) e Jim Paker (Bobby Di Cicco), membros da tripulação do destroyer Eldridge, viajem pelo tempo sofrendo os efeitos terríveis e letais causados pela alteração de eletro-energias e são perseguidos pelos que não crêem em sua versão fantástica dos fatos. Tentando mudar o rumo da história e do tempo, o Dr. Longstreet (Eric Christmas) tenta salvar o universo ameaçado pelo audacioso projeto científico.

21) A Máquina do Outro Mundo (My Science Project, 1985)
Com a chegada do fim do prazo para entregar o trabalho de ciências na escola, um estudante invade uma instalação militar desativada e encontra um estranho dispositivo em forma de bola feito de cristal. Acidentalmente, ele liga o aparelho, que havia sido retirado de um UFO acidentado e, é transportado junto com sua turma para o passado pois o equipamento é um transportador temporal.

22) Peggy Sue, Seu Passado a Espera (BR) Peggy Sue Casou-se (PT) (Peggy Sue Got Married, 1986)
Uma mulher de 43 anos à beira do divórcio desmaia e volta no tempo e vê, entre outras coisas, seu namorado com quem vai se casar e se separar 25 anos depois. Surge então uma questão: se ela vai se separar, deve se casar ou não? Nesta volta no tempo ela tem a oportunidade de transformar o curso da sua vida. Com Nicolas Cage.
Recomendo.

23) O Vôo do Navegador (BR) O Vôo do Navegante (PT) (Flight of the Navigator, 1986)
Filme genérico de adolecente com alienigena que vivia passando no SBT, porém teve um certo prestígio. Em uma noite na Flórida um garoto desaparece, só volta seis anos mais tarde sem ter envelhecido. David aparenta ter a mesma idade de quando foi seqüestrado por alienígenas e feito uma grande navegação intergaláctica, em uma nave espacial. Agora o menino precisa da ajuda de seus amigos de outro planeta para voltar no tempo, antes que seja tarde demais...
Recomendo.

24) Os Trapalhões no Rabo do Cometa (1986)
Uma viagem no tempo, contada em forma de desenho animado, com caracterizações dos Trapalhões. Eles começam o filme no Teatro Scala, no Rio de Janeiro, recebendo no palco Mauricio de Sousa. A partir daí entra a história em desenho animado, na qual Os Trapalhões são perseguidos por um bruxo (seu obetivo é tentar segurar a mão do Didi sem sucesso), desde a época do Império Romano até os dias atuais, passando pela Idade Média, Velho Oeste e a Primeira Guerra Mundial. Bons tempos dos Trapalhões.

25) Jovem de Novo (Young Again, 1986)
Ao completar 40 anos, o executivo Michael Riley está insatisfeito com a própria idade e deseja voltar à adolescência. Como num passe de mágica, ele adquire o corpo do jovem que foi um dia (Keanu Reeves iniciando carreira). Surpreso mas feliz, volta à escola, onde se torna o rapaz mais popular e inteligente, graças a sua experiência. Passava direto no SBT esse filme, mas depois sumiu.
Recomendo.

26) Jetsons e Flintstones se Encontram (Jetsons Meet the Flintstones, The, 1987)
A justificafica para isso acontecer, só poderia ser óbvia: uma viagem no tempo! Quando Elroy Jetson constrói uma nova máquina do tempo para um trabalho escolar, Os Jetsons decidem experimentá-la, para visitar o futuro. Porém, o cão Astro acidentalmente encosta sua cauda na alavanca, o que leva Os Jetsons à Pré-História. Ao chegarem lá, George Jetson e sua família se deparam com as famílias Flintstones e Rubbles. Enquanto Os Jetsons pensam que Fred Flintstone e cia vieram da Era do Jato, Fred e cia. é quem pensam estarem diante de nativos do passado.

27) O Exterminador do Passado (Timestalkers, 1987)
Professor universitário tem a vida completamente alterada ao encontrar uma mulher que lhe revela um segredo, unindo o passado ao futuro. Sem perceber, ele se envolve numa perigosa caçada e enfrenta um bando de assassinos que viajam no tempo.

28) Os Fantasmas Contra-atacam (BR) SOS Fantasmas (PT) (Scrooged, 1988)
Frank Cross (Bill Murray) é um diretor de uma rede de televisão que é frio e só pensa na audiência. Ele encontra com Lew Hayward (John Forsythe), um falecido amigo, que o avisa sobre três fantasmas (o do Natal Passado, Presente e Futuro) que irão visitá-lo e diz para ele estar atento a tudo que eles mostrarem, pois esta é a única oportunidade de Frank se salvar. Como toda obra baseada no clássico conto de Charles Dickens - "Um conto de natal (scrooger)" - sempre vai haver a presença dos fantasmas que viajam no tempo.
Recomendo muito

29) Barbosa (Barbosa, 1988)
Um homem frustrado viaja no tempo para alterar o resultado do jogo de futebol que mudou sua vida. Filme brasileiro com Antônio Fagundes.

30) Gandahar (Gandahar, 1988)
Uma misteriosa e terrível ameaça paira sobre Gandahar, a terra do prazer de viver e de amar, governada por Ambisextra e seu Conselho de Mulheres sediado em Jasper - uma cidade com a forma de um corpo feminino. Syl, belo e jovem servo, é instruído a viajar para descobrir quem seria cruel e ousado o bastante para matar os pássaros-espelho, guardiões das fronteiras de Gandahar. Sua jornada será difícil e perigosa. Animação francesa.

31) Millennium - Guardiões do Futuro (BR) Milénio (PT) (Millennium, 1989)
Um investigador, procurando a causa de um desastre de avião descobre o envolvimento de uma organização de viajantes do tempo. Bill Smith se envolve com a linda e misteriosa Louise, uma mulher que aparece no local e vem de mais de 1000 anos no futuro, e está aqui com a missão de nos salvar de uma terrível catástrofe. Ela faz parte de uma corporação que rapta corpos humanos momentos antes de sua morte em acidentes e os transporta para o futuro. Clona-os e devolve as réplicas para morrerem no lugar dos originais de forma que não ocorra um paradoxo. Baseado no conto de ficção científica "Air Raid", de John Varley.

32) Bill & Ted (Bill & Ted, 1989, 1991)
Tanto o primeiro "Uma Aventura Fantástica (Bill & Ted's Excellent Adventure)", quando o segundo "Dois Loucos No Tempo (Bill & Ted's Bogus Journey)", são filmes naturais da antiga Sessão da Tarde, com direito a muita cena pastelão. Valem mais pelo valor saudoso da infancia. Aos 17 anos, Bill e Ted (Keanu Reeves sorrindo) são amigos inseparáveis e estão mais interessados na sua banda de rock do que nos estudos. Um estranho misterioso chega para ajudá-los e oferece-lhes uma viagem através do tempo numa cabine telefônica. Nesta divertida viagem, eles irão encontrar personagens famosos, como Joana D´Arc, Napoleão, Sócrates, Gengis Khan e até a própria Morte!

33) Destino em Dose Dupla (Mr. Destiny, 1990)
Larry Burrows encontra um homem misterioso e muito estranho que transforma sua vida comum numa grande fantasia. E do jeitinho que ele achou que teria sido, não fosse seu erro em uma tacada decisiva para a vitória de seu time de infância. Uma linda mansão, uma bela esposa e carros exóticos não são suficientes para manter Larry em sua nova realidade e logo ele percebe que nenhuma fantasia é capaz de valer mais que sua própria vida. Com uma história divertida, descobre-se que não precisava mudar nada no passado. Com James Belushi, Renee Russo e Linda Hamilton.

34) Correndo Contra o Tempo (Running Against Time, 1990)
O professor David Rhodes viaja ao passado, utilizando uma máquina do tempo desenvolvida em sua universidade, para retornar à época do assassinato do presidente JFK. Seu objetivo principal é tentar impedir que seu irmão se aliste e vá para a guerra onde morrerá e, ao mesmo tempo tentar impedir o atentado ao presidente.

35) Waxwork 2 - Perdidos no Tempo (Waxwork II: Lost in Time, 1991)
Nesta seqüência de Waxwork, o jovem Mark Loftmore (Zach Galligan) e sua namorada Sarah (Monika Schnarre) conseguem escapar do museu de cera mortal, destruído anteriormente. Mas, assim como o casal, escapa também uma mão demoníaca, que segue Sarah até sua casa, onde mata o padastro da menina antes que ela se dê conta de destruí-la. No entanto, Sarah acaba sendo acusada pelo assassinato do padastro e Mark deve viajar ao passado para impedir o espírito malígno. Filme de terror.

36) Voltar a Morrer (Dead Again, 1991)
Em 1949, Margaret Strauss (Emma Thompson), a esposa de Roman Strauss (Kenneth Branagh), um compositor europeu, é assassinada. O marido é considerado culpado pelo crime e é condenado à morte. Quarenta anos depois, Grace (Emma Thompson), uma mulher assustada com amnésia e sem proferir uma palavra, tem sonhos que a remetem para a época do assassinato. É quando Gray Baker (Kenneth Branagh), um detetive, fica intrigado com algumas perguntas que ficaram sem respostas e começa a tentar entender quem é esta mulher e que mistério envolve sua vida. Mas quando ela é hipnotizada e começa a retroceder no tempo, a verdade passa a ser algo muito perigoso.

37) Freejack - Os Imortais (BR) Corrida Contra o Futuro (PT) (Freejack, 1992)
Caçadores de recompensas (Mick Jagger impagável) vindos do futuro transportam para o ano de 2009 um piloto de corridas (Emilio Estevez no seu melhor filme) condenado a morrer num acidente, onde sua mente será substituída pela de um bilionário morto. Ficção cientifica digna de livros, com direito a um final revira-volta. Vale a pena rever sempre que possível (com musiquinha da saudosa Sessão da Tarde).
Recomendadíssimo.

38) Eternamente Jovem (Forever Young, 1992)
Em depressão após sua esposa sofrer um acidente e ser diagnosticada com coma irreversível, Daniel McCormick (Mel Gibson), um piloto de testes, resolve aceitar uma experiência em que seria congelado por um ano. Porém, o projeto é esquecido e ele acorda cinqüenta anos depois.

39) O Homem da Califórnia (Encino Man, 1992)
Quando dois colegiais encontram um homem das cavernas (Brendan Fraser) congelado em seu quintal, decidem apresentá-lo à vida nos dias modernos e, em contrapartida, passam a aproveitar a vida como nunca antes. Tecnicamente uma viajem ao futuro para o descongelado bobalhão. Divertido passatempo da Sessão da Tarde!
Recomendo.

40) Os Dinossauros Voltaram (We're Back! A Dinosaur's Story, 1993)
Quatro dinossauros visitam a Nova Iorque atual e fazem amizade com os meninos Louie e Cecilia. As crianças ajudam os amigos quando estes são presos por um maldoso dono de circo. Desenho animado.

41) Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993)
O comediante Bill Murray é um repórter metereológico mal-humorado que viaja até uma pequena cidadezinha do interior para cobrir “O Dia da Marmota”, um evento local. Mas algo mágico acontece e ele fica preso no tempo, repetindo sempre o mesmo dia. O diretor Harold Ramis criou uma obra sensível, engraçada e cheia de mensagens poéticas.
Recomendadíssimo.

42) Meia-noite e Um (12:01, 1993)
Comédia nos mesmos moldes de Feitiço do Tempo acima! Após ser atingido por um raio à 12:01, Barry Thomas (Jonathan Silverman) passa a vivenciar um círculo do tempo sendo que o dia anterior se repete indefinidamente. Nesse eterno looping, tenta salvar a vida de uma cientista, o qual é apaixonado e, aos poucos, vai desvendando a causa do fenômeno.
Recomendadíssimo.

43) O Demolidor (BR) Homem Demolidor (PT) (Demolition Man, 1993)
Em um futuro quase perfeito, um perigoso criminoso foge da prisão onde estava congelado e vira uma ameaça. A polícia é despreparada e o único capaz de prendê-lo é um policial que está congelado muitos anos no passado. Sylvester Stallone e Sandra Bullock contra Wesley Snipes é muito legal! Ficção muito divertida e com idéias plausíveis. Adoro!
Recomendadíssimo.

44) Uma Noite Alucinante III (Army of Darkness, 1993)
Ash é acidentalmente enviado para o século XIV, quando foi profetizado que alguém viria para encontrar o Necronomicon, o Livro dos Mortos. Essa pessoa lideraria a batalha dos humanos contra os Deadites, seres da Escuridão que também estão atrás do livro. Este filme fecha a trilogia Evil Dead (diretor Sam Raimi) com muito humor e situações bizarras, numa mistura de comédia, terror e aventura.

45) Os Visitantes (Les Visiteurs, 1993)
Fenômenos de bilheteria do cinema francês, e uma comédia hilariante estrelada pelos Jean Reno e Christian Clavier. No ano de 1123, o conde de Montmirail acidentalmente mata o pai de sua noiva e pede a um mago que o leve de volta no tempo para mudar a situação. A magia, porém, sai ao contrário, Papincourt e seu fiel escudeiro vão parar na França de 1993, onde vivem engraçadas aventuras. Francês.

46) Time Trax - Um Detetive do Futuro (Time Trax, 1993)
No ano de 2193, capitão da polícia é encarregado de viajar no tempo para prender criminosos que fugiram numa máquina do tempo para 1993. Para ajudá-lo na missão, ele conta com seus conhecimentos de uma arte marcial, o Mash-Ti, e as informações de Selma, uma bela robô.

47) Timecop - O Guardião do Tempo (BR) Patrulha do Tempo (PT) (Timecop, 1994)
No ano 2004, viajar no tempo não é apenas uma realidade, mas uma oportunidade para alterar o passado pelo poder e por lucros. Filme com o Van Damme, então não espere muita coisa.

48) Stargate (Stargate, 1994, 2008)
Não fica claro se é uma viagem no tempo, mas dá a impressão das histórias ocorrerem no Egito Antigo, só que com alienígenas. Quando um egiptólogo é convocado pelo exército para decifrar hieróglifos desenhados em anel, ele descobre que a mensagem é de extraterrestres e, uma vez decifrada, abre um portal no espaço-tempo rumo ao desconhecido. É onde eles viverão incríveis aventuras.

49) 12 Macacos (Twelve Monkeys, 1995)
O diretor Terry Gilliam é conhecido por suas obras cheias de fantasia e imaginação. Aqui ele coloca Bruce Willis e Brad Pitt lado a lado, num thriller de ficção futurista onde o destino da humanidade depende da erradicação de um perigoso virus que quase a extinguiu em 2035. Além de viagem no tempo, envolve conceitos de "loop temporais" e "fim do mundo", mostrando as tentativas das pessoas do futuro de voltar e evitar o armagedon.
Recomendo!

50) Jumanji (Jumanji, 1995)
Em 1969, Alan Parrish (Robin Williams) descobre um baú que contém um misterioso jogo chamado Jumanji. Ao começar a jogar com sua amiga Sarah (Bonnie Hunt), Alan é transportado para uma selva e Sarah, ao ver aquilo, se assusta e não continua o jogo. Consequentemente Alan fica preso por 26 anos, até que os irmãos Judy (Kirsten Dunst) e Peter descobrem o jogo e recomeçam a partida. (SPOILER) OK, o tabuleiro não é uma máquina do tempo, mas no final, tudo é desfeito e eles voltam na data inicial.
Recomendo muito.

51) Uma Viagem à Corte do Rei Artur (PT) Um Garoto na Corte do Rei Artur (BR) (A Kid In King Arthur's Court, 1995)
Durante um jogo de beisebol, o garoto Calvin cai em uma rachadura que se abre na terra e vai parar na época dos Cavaleiros da Távola Redonda. Ele foi trazido pelo mago Merlin para uma missão difícil: ajudar o Rei Arthur a reconquistar o seu reinado. O menino acaba deixando todo mundo louco com suas fantásticas "invenções": o CD, os patins, a bicicleta, e até o Big Mac.

52) Fenda no Tempo (The Langoliers, 1995)
Em um vôo noturno por todo o país, um pequeno grupo de passageiros desperta ao meio da viagem para encarar uma chocante realidade: por algum motivo inexplicável, eles são as únicas pessoas que sobraram no mundo inteiro. O medo se transforma em pânico e desespero, quando eles se dão conta de que resvalaram por um tipo de fenda do universo. Agora, eles correm literalmente contra o tempo.

53) Inferno na Estrada (Retroactive, 1997)
Filme categoria B (vulgo trash), onde uma psicóloga, que viaja por estrada deserta, pega carona com psicopata e sua esposa. O pesadelo de vida e morte acaba quando ela consegue fugir e se refugia em galpão abandonado, onde encontra homem que constrói máquina do tempo e pede para usá-la para voltar no tempo e evitar de cometer o erro de pegar a carona. No elenco, James Belushi faz um tipo texano malvado. O filme tem muita violência, mas também é engraçado.
Recomendo muito!

54) Austin Powers (Austin Powers, 1997, 1999, 2002)
"000: Um Agente Nada Discreto (Austin Powers: International Man of Mystery)", seguido por "Austin Powers: O Agente Bond Cama (Austin Powers: The Spy Who Shagged Me)" e, finalmente, "Austin Powers em o Homem do Membro de Ouro (Austin Powers in Goldmember)" fazem parte da trilogia do atrapalhado agente secreto Austin Powers (Mike Myers), que é congelado no tempo, depois que seu maior inimigo Dr. Evil (também Myers) escapa em uma nave espacial. Ele é despertado quando o vilão volta a agir, em plenos anos 90, e além de enfrentar seus planos maléficos, deve se readaptar ao mundo moderno.
Recomendo.

55) O Mestre dos Desejos (Wishmaster, 1997)
Um acidente com uma estátua persa libera uma jóia, que aprisiona um antigo demônio chamado Djinn. Alexandra acidentalmente desperta essa criatura, que precisa resolver o três desejos da sua libertadora, sempre de uma forma distorcida para o mal, para alcançar a vida eterna. (SPOILER) Se eu não me engano, o ultimo desejo da moça é voltar no tempo e desfazer o acidente com a estátua. Filme bom de terror.
Recomendo.

56) Perdidos no Espaço (Lost in Space, 1998)
Na segunda metade do século XXI, as fontes de energia de origem fóssil estão para serem esgotadas. Na tentativa de salvar a raça humana, os cientistas construíram um portal que permite viajar na velocidade da luz, mas só se existir um outro portal para receber os viajantes. Com isso, um cientista (William Hurt) e sua família são escolhidos para viajar durante 10 anos em velocidade normal (criogenicamente congelados) até o local onde o segundo portal deve ser construído. Porém, algo dá errado quando a espaçonave é atraída para o sol e a chance de todos sobreviverem é ativarem a hiper velocidade, só que sem um portal do outro lado, eles são arremessados a lugar desconhecido do espaço. Totalmente perdidos, eles se defrontam com uma infinidade de perigos. Com Gary Oldman.
Recomendo.

57) Caçadores de Emoção (The Time Shifters/Thrill Seekers, 1999)
Ao preparar uma matéria sobre os maiores desastres do século, o jornalista Tom Merrick observa nas fotos a presença da mesma pessoa. Mais tarde, ele encontra essa pessoa no mesmo vôo em que ele estava. Percebendo o perigo, Merrick avisa o piloto e consegue impedir o desastre. Agora, ele parte na busca dessa pessoa a fim de evitar que novas catástrofes aconteçam. Produção B, mas bem feitinha.
Recomendo.

58) Heróis Fora de Órbita (Galaxy Quest, 1999)
Em uma série de televisão, os tripulantes da nave NSEA Protector, durante quatro anos realizou perigosas missões e se envolveu em ínumeras aventuras. Agora, vinte anos após o fim da série chamada "Galaxy Quest", os heróis ainda são lembrados em convenções de ficção-científica onde comparecem caracterizados como os personagens da trama. Vinte anos depois, seres extraterrestres que pensavam assistir a registros verdadeiros de missões, vêm à terra pedir ajuda aos atores da série para salvar o universo. Sem roteiro, diretor e nenhuma ajuda eles devem fazer as atuações de suas vidas.

59) Alta Frequência (BR) Frequência (PT) (Frequency, 2000)
Ano 1999. Numa noite rara de tempestade solar, o jovem policial John Sullivan (James Caviezel) encontra o aparelho de radioamador de seu falecido pai (Dennis Quaid). Ao colocar o aparelho para funcionar, John é contatado por Frank, um radioamador que, pelas conversas, parece estar vivendo no ano de 1969. O mais incrível acontece quando john percebe que aquele Frank é Frank Sullivan, seu pai. Atônito e emocionado, John tenta mudar o passado, avisando seu pai sobre o incidente que o matou. Mas ao burlar as leis da lógica, John muda outros fatos da história. GRANDE FILME!
Recomendadíssimo.

60) Um Homem de Família (BR) Dois Destinos (PT) (The Family Man, 2000)
Jack Campbell (Nicolas Cage) é um investidor com boa condição financeira, mas muito entediado com sua vida. Um dia, do nada, ele acorda casado com sua antiga namorada dos tempos de colégio e pai de dois filhos e morando no subúrbio; é quando ele começa a ver a sua vida sob outra perspectiva, que nunca havia imaginado antes.
Recomendo muito.

61) Duas Vidas (The Kid, 2000)
Russ Duritz (Bruce Willis) é um adulto em meia idade extremamente rabugento. Certa noite, surpreende, em sua casa, a chegada de um menino de oito anos, que diz ser ele quando criança. A partir daí, Russ começa uma jornada interior para descobrir quando começou a ser a pessoa irritante que é hoje. Muito divertido esse filme.
Recomendo muito.

62 - Kate & Leopold (Kate & Leopold, 2001)
Stuart (Liev Schreiber) é um cientista que traz Leopold (Hugh Jackman), um antepassado, ao presente. O que ele não esperava era que Leopold e Kate McKay (Meg Ryan), sua ex-namorada, se apaixonassem. Indicado ao Oscar de Canção Original ("Until..."). Outro mela-mela, porém esse é relativamente bem costurado e divertido

63) Donnie Darko (Donnie Darko, 2001)
Donnie Darko é o típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte, por ter ouvido um coelho de aparência perturbadora e tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido pelo mesmo sobre o fim do mundo e a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal e pode ser interpretado sob diferentes formas. Final surpresa e trilha sonora do Tears For Fears.

64) Os Viajantes do Tempo (BR) Visitantes na América (PT) (Just Visiting, 2001)
Thibault (Jean Reno) é um nobre rico e valente que vive em pleno século XII. Ele está pronto para se casar com a princesa Rosalind (Christina Applegate), o amor de sua vida, até que ela é enfeitiçada por uma bruxa. Buscando ajuda, Thibault recorre a um mago (Malcolm McDowell) que pode fazer com que ele volte no tempo a fim de salvar Rosalind. Entretanto, algo dá errado e Thibault e seu criado André Le Pate (Christian Clavier) vão parar no futuro, mais precisamente na Chicago dos dias atuais, onde encontra a descendente de Rosalind.

65) Lara Croft: Tomb Raider (Lara Croft: Tomb Raider, 2001)
Tudo bem, esse não é um filme especifico de viagem no tempo, e sim um genêrico de Indiana Jones, baseado no jogo de video game Tomb Raider. Todavia, Lara Croft (Angelina Jolie) sendo filha de um célebre arqueólogo desaparecido, parte em busca do misterioso artefato "Triângulo da Luz", cujo mapa do tesouro é um relógio que começou a funcionar sozinho na sua mansão, durante a 1ª fase do alinhamento dos planetas - algo que só acontece a cada cinco mil anos. Ninguém sabe precisamente o real poder que esse Triangulo dá ao seu dono, mas para adiantar aqui (SPOILER), ele permite controlar o tempo! Pena que é um filme mediano, considerando o tema e a atriz, contendo muitas cenas de ação exageradas e desnecessárias.
Não recomendo.

66) A.I. - Inteligência Artificial (A.I. - Artificial Intelligence, 2001)
Após perderem o seu único filho, Mônica e Henry Swinton decidem adotar um robo Meca chamado David (Haley Joel Osment), que possue um sistema avançado de sentimentos humanos. Quando o filho do casal milagrosamente resiste à morte, eles decidem que devem devolver o Meca, fadado à destruição por ele estar comercialmente inutilizado. Afeiçoada ao jovem robô, Mônica decide soltá-lo ao mundo ao invés de entregá-lo ao seu destino, iniciando assim uma longa jornada de David em busca do amor de sua 'mãe'. (SPOILER) Não é bem uma viagem no tempo, mas no final o robozinho fica congelado por séculos, sendo despertado no futuro por alienigenas.
Recomendo muito.

67) O Confronto (The One, 2001)
Neste filme, existem universos paralelos e, em cada um deles, temos as mesmas pessoas, mas com diferenças. Em um você pode ser um cantor, em outro você pode ser um lixeiro, alguns são mais atrasados tecnologicamente, outros estão muitos anos à frente. Em num desses, descobriu-se uma maneira de viajar entre os universos e um inescrupuloso agente (Jet Li), descobre que, se eliminar os seus “alter-egos” de outros universos, a energia liberada é distribuída entre os egos restantes, bolando assim um malvado plano para que ele consiga esta ação de porporções desconhecidas. No geral, é um filme razoavel com algumas cenas mal-feitas, que disperdiçou uma boa idéia.
Não recomendo.

68) Feliz Coincidência (Happy Accidents, 2001)
Comedinha romântica com trama interessante de ficção. Sujeito do ano 2400 (Vincent d’Onofrio) volta no tempo, para os dias atuais, e vai tentar algo proibido pelas regras da sua época – interferir nos fatos do passado, para tentar salvar a vida de uma garota (Marisa Tomei) que foi atropelada.

69) Loucuras na Idade Média (BR) O Cavaleiro Negro (PT) (Black Knight, 2001)
Jamal Sky Walker (Martin Lawrence) está empenhado na construção de um parque temático sobre a Idade Média, quando uma bola bate em sua cabeça levando-o ao desmaio. Ao acordar, percebe que está em pleno ano 1328. Lá, ele precisará ajudar um ex-cavaleiro e uma camponesa a derrotar um rei malvado. Filme bobo mas divertido.
Recomendo.

70) Final (Final, 2001)
Bill acorda repentinamente de um estado de coma em um hospital psiquiátrico, e a passa a sofrer com alucinações que irrompem de sua mente a todo instante. Ele pensa estar prestes a ser executado por uma sociedade futurística que o trouxe de um passado muito distante. Entretanto, sob os cuidados de Ann, sua psiquiatra, ele começa a se lembrar dos traumas da vida antes do coma, incluindo a morte do seu pai, o fim do noivado, e um acidente de carro. Ele começa a se recuperar por um lado, mas as alucinações não param de perseguí-lo. Dirigido por Campbell Scott.

71) Minority Report - A Nova Lei (BR) Relatório Minoritário (PT) (Minority Report, 2002)
No ano de 2054 há um sistema que permite que crimes sejam previstos com precisão, o que fez com que a taxa de assassinatos caísse a zero. O problema começa a acontecer quando o detetive John Anderton (Tom Cruise), um dos principais agentes no combate ao crime, descobre que foi previsto um assassinato que ele mesmo irá cometer, colocando em dúvida sua reputação ou a confiabilidade do sistema. Até hoje não vi esse filme, mas aparentemente é muito bom, afinal tem Spielberg no meio!

72) Clockstoppers - O Filme (BR) Clockstoppers - Paragem no Tempo (Clockstoppers, 2002)
Quando um adolescente, Zak Gibbs, descobre uma invenção feita por seu pai cientista - uma máquina que pode parar o tempo - ele mais que depressa conta sobre a máquina para sua amiga Francesca. Inevitavelmente, os adolescentes se envolvem em muitas dificuldades, e tentam planejar uma solução para seus problemas. Filme com cara de produção B, não espere nada.

73) O Vídeo de Jesus / Em Busca da Relíquia Sagrada (Das Jesus Video, 2002)
Arqueólogos alemães, numa expedição a Israel, acham um esqueleto com 2000 anos junto com o manual de uma câmara de vídeo e um texto quase ilegível onde apenas conseguem, de início, ler a palavra Jesus. A idéia que um viajante no tempo filmou Jesus ganha consistência quando descobrem que a máquina de filmar é um modelo que (ainda) não foi lançado. Começa uma perseguição do Vaticano e das autoridades israelitas aos arqueólogos, enquanto estes tentam decifrar todo este enigma: há ou não há um filme de Jesus? O filme (na verdade, uma mini-série de 2 episódios de 1:30h cada) cativa desde os primeiros minutos até ao final.

74) Linha do Tempo (BR) Resgate no Tempo (PT) (Timeline, 2003)
Juntamente com seus alunos e filho, o Prof. Johnston (Billy Connolly) está em meio a escavações em um sítio arqueológico na França. Um projeto secreto oculta detalhes de uma máquina capaz de abrir uma fenda no tempo, que envia os jovens para a Idade Média, durante a Guerra dos Cem Anos, e os mete em enrascadas e tremendas confusões. Típica sessão da tarde ruim.
Não recomendo.

75) O Pagamento (BR) Pago para Esquecer (PT) (Paycheck, 2003)
Michael Jennings é um mestre da Engenharia Reversa (pegar uma idéia já executada ou pronta, desmontá-la, e melhorar o produto). Seu método de trabalho é bem peculiar: contratado para fazer qualquer serviço, após sua execução, ele tem todo o período de sua realização apagado de sua memória por seus contratantes, para esquecer os segredos da produção. Os problemas começam a ocorrer quando ele aceita um serviço misterioso, que será realizado a partir de uma máquina ainda em fases de testes do governo. Tem umas marmeladas, mas é bem interessante o filme. Com Ben Affleck e Uma Thurman
Recomendo.

76) Efeito Borboleta (Butterfly Effect, 2004, 2006 e 2009)
O primeiro filme conta com Ashton Kutcher, um estudante de psicologia que sofreu diversos traumas de infância e descobre ter o poder de viajar no tempo ao ler o seu antigo diário. Ao tentar “consertar” o passado, cria situações catastróficas no futuro. É um filme bem tenso e frenético com todo o vai-e-vem no tempo. Suas sequências são meros caça níqueis: não se engane, fuja dessas porcarias.
Recomendo muito o 1º!

77) De Repente 30 (BR) De Repente, Já nos 30 (PT) (13 Going On 30, 2004)
Adolescente de 13 anos vai para o futuro (não explica se é apenas sonho ou viagem) e de repente passa a ter 30 anos (com Jennifer Garner). Comédia teen super divertida na linha do "Quero Ser Grande", "Trocando as Bolas com Papai", "Uma sexta feira muito louca", "A máquina do crescimento", "Tai pai, tal filho", "Vice-Versa", "Meninas Veneno", "Se Eu Fosse Você" e por ai vai...
Recomendo.

78) Primer (Primer, 2004)
Dois engenheiros criam, por acidente, um dispositivo que permite que um objeto ou pessoa possa viajar para trás no tempo. Os dois começam a testar o dispositivo para mudar situações de suas próprias vidas. Porém, por conta da ambição, criam problemas e situações que acabam por ameçar sua existência.

79) Retrograde (BR) Retrocesso Arriscado (PT) (Retrograde, 2004)
Em um futuro não muito distante, um grupo de humanos geneticamente alterado, liderado por John Foster (Dolph Lundgren), resolve fazer uma viagem no tempo. O objetivo é voltar ao passado e impedir que uma bactéria mortal se alastre. Mas o que John não sabe é que um membro de sua equipe tem outros planos para essa viagem ao passado. Especialmente quando eles ficam perdidos em um navio na Antártida.

80) Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter and the Prisoner of Azkaban,
2004)
De volta ao 3º ano de ensino na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, Potter se depara com uma ameça junto de seus inseparáveis amigos Hermione e Rony: Sirius Black, um bruxo que traiu os pais de Potter, fugiu de Azkban, uma prisão para bruxos que até então era infalível. Black estaria então à procura de Potter, a fim de exterminá-lo. (SPOILER) Hermione consegue, graças à sua reputação, um "vira-tempo", o objeto necessário para andar pelo tempo. Dumbledore “pede” a Hermione para ela e Harry voltarem no tempo, assim poderão salvar Bicuço, o hipogrifo de Hagrid que fora “executado” horas antes. Assim Sirius Black (o prisioneiro de Azkaban era inocente) junto de Bicuço, podem escapar para longe.

81) Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 2004)
Jim Carrey interpreta Joel, um marido magoado por sua esposa tê-lo deletado (literalmente) de sua memória. Inconformado, resolve retribuir na mesma moeda e procura o Doutor Howard Mierzwiak para passar pela mesma experiência. No decorrer da operação, Joel percebe que, na verdade, ele não quer excluir Clementine de sua vida, e sim manter bem viva em sua memória os momentos em que estiveram felizes. A partir de então, ele enfrenta uma incrível luta dentro de sua própria cabeça com cenas misturadas de qualquer época. Filme com belas cenas.
Recomendo muito.

82) Antes que Termine o Dia (BR) Reviver o Futuro (PT) (If Only, 2004)
Ian (Paul Nicholls) e Samantha (Jennifer Love Hewitt) formam um casal feliz, porém com muitas diferenças de temperamento. Enquanto Samantha busca demonstrar seu amor a todo momento, Ian procura voltar sua atenção para a carreira. Após um dia em que tudo deu errado, eles terminam o namoro. Logo em seguida, Samantha perde a vida em uma batida de carro. No dia seguinte Ian percebe que acordou novamente no dia anterior, tendo a chance de refazer tudo o que tinha feito antes.

83) O Som do Trovão (A Sound of Thunder, 2005)
Baseado em um conto do escritor Ray Bradbury (do clássico Fahrenheit 451, também já adaptado para o cinema pelo diretor francês François Truffaut), esse filme tinha tudo para ser bom, mas não foi. No ano de 2055 um dos esportes praticados por alguns homens é voltar no tempo para matar dinossauros. Porém, deve-se respeitar uma regra básica: nada do passado deve ser alterado ou trazido trazido para o futuro, caso isso aconteça, todo o encadeamento de fatos pode mudar e alterar a realidade (carona de Efeito Borboleta?). Elenco com Edward Burns, Catherine McCormack e Ben Kingsley.

84) Camisa de Força (BR) Colete de Forças (PT) (The Jacket, 2005)
Veterano da Guerra do Golfo, acusado de assassinato, é submetido a um tratamento psiquiátrico. Já na clínica, ele pensa ser um viajante do tempo e parte atrás de uma menina que, segundo ele, conheceu quando criança e está destinado a amar.

85) 11:59 - Corrida Contra o Tempo (11:59, 2005)
Um experiente fotógrafo, Aaron Dougherty, acaba de encontrar o grande furo de reportagem do ano. Após, de repente, ter acordado em um campo, no meio do nada sem nenhuma recordação do que acontecera nas últimas 24h. Aaron é forçado a reexaminar sua vida antes de tentar entender os mistérios ocorridos neste dia que ele perdeu.

86) Guardiões do Dia (Dnevnoy Dozor, 2006)
Dirigido por Timur Bekmambetov, é a 2ª parte de uma trilogia criada pelo autor russo Sergei Lukvanenko. A 1ª, Guardiões da Noite, quebrou recordes de bilheteria na Rússia em 2004. A trama centra uma batalha gerada pelo fim de uma trégua medieval entre as forças do bem (Luz) e do mal (Escuridão). Cada lado tem um guardião escolhido para o confronto e o protagonista Anton Gorodetsky (Konstantin Khabensky) novamente está no meio desses problemas. Seu filho, Yegor, escolheu o lado negro e sua única esperança é Svetlana, a mulher por quem ele se interessa e que pode ser uma grande aliada ao "lado da luz". (SPOILER) O segredo que envolve "viagens no tempo" diz respeito ao artefato "Giz do Destino", onde quem o obtiver poderá mudar o passado. Esse filme é uma mistura de muitas outras obras: Matrix, Star Wars, Senhor dos Aneis, etc. Vale a pena, mas não é para qualquer um.
Recomendo.

87) Click (Click, 2006)
Um arquiteto atarefado descobre um controle remoto universal que o permite avançar ou retroceder para diferentes partes da sua vida. Mas complicações surgem quando o controle começa a tomar decisões próprias. Ótimo filme de Adam Sandler!
Recomendo muito.

88) A Casa do Lago (BR) A Casa da Lagoa (PT) (Lake House, The, 2006)
Uma médica solitária, outrora habitante de uma rara casa localizada ao lado de um lago, começa a trocar cartas de amor com o mais novo residente do lugar, um arquiteto frustrado. Descobrem estar separados no tempo por 2 anos. Terão então que resolver o mistério antes que seja tarde demais. Refilmagem de um filme coreano chamado 'Siworae'. Dramalhão mela-cueca mal contado, mas funciona como romancesinho e pretexto para rever Keanu Reeves e Sandra Bullock juntos novamente, depois de Velocidade Máxima.

89) A Máquina (A Máquina, 2006)
Um EXCELENTE filme nacional que muitas pessoas desconhecem, dirigido por João Falcão e baseado no livro de Adriana Falcão e em peça teatral do próprio diretor. Conta a história de Antônio, um jovem morador da cidade pernambucana de Nordestina que é apaixonado por duas coisas: a cidade onde mora e a bela Karina. Visando manter sua sonhadora amada na cidade, ele promete levar o mundo até ela, trazendo movimento à pequena cidade através da promessa de viajar no tempo. Vale muito a pena assistir !!!!
Recomendadíssimo!

90) Déjà Vu (Déjà Vu, 2006)
É a sensação de déjà vu que guia o agente da Agência de Tabaco, Álcool e Armas de Fogo (ATF), Doug Carlin (Denzel Washington), através da investigação de um crime estarrecedor. Chamado para recuperar provas após a explosão cataclísmica de uma bomba em uma balsa de Nova Orleans, Carlin descobre que o governo esconde uma máquina capaz de ver o passado. Então, ele vai usar todas as suas habilidades para salvar os inocentes, especialmente, a vida de uma garota por quem se apaixonou.
Recomendadíssimo!

91) Cruzada: Uma Jornada Através dos Tempos (Kruistocht in Spijkerbroek, 2006)
Quem nunca desejou voltar o tempo e mudar a história? Para o jovem Dolf esse desejo tornou-se realidade! Sua mãe trabalha em um centro de pesquisa, testando em segredo um protótipo de máquina do tempo. Dolf é jogador de futebol, e após o seu time perder um jogo importante, e ele se sentir culpado, decide usar a máquina e voltar 12 horas atrás, exatamente onde ele errou o gol. Infelizmente uma falha de dados o leva para o ano de 1212. Agora ele esta em meio a uma terra desconhecida cheia de perigo, onde conhece um grupo de crianças que seguem em uma preregrinação rumo a Jerusalém, conduzidos por um lider que aos olhos de todos parece confiável, menos para Dolf.

92) As Aventuras Perdidas de Scrat (No Time for Nuts, 2006)
Um curta dedicado à Scrat da Era do Gelo, onde encontra uma máquina do tempo e é transportadao para vários momentos, todos em busca de sua amada bolota.

93) A Garota que Conquistou o Tempo (Toki o kakeru shôjo, 2006)
Uma adolescente descobre que ela tem a capacidade de saltar no tempo. Com seu novo poder, ela tenta usá-lo para sua vantagem, mas logo descobre que a ingerência do tempo pode levar a alguns resultados bastante desconfortável. Animação japonesa.

94) Bob Esponja: Perdidos no Tempo (SpongeBob SquarePants: Lost in the Time, 2006)
Embarque em uma aventura através do tempo ao lado de Bob Esponja e seus amigos. Eles voltam para a idade média, quando a Fenda do Bikini era uma terra habitada por frágeis donzelas, terriveis cavaleiros e empolgantes duelos. Sir Bob e Patrick combatem o maligno Plankton, enquanto tentam resgatar a princesa Pérol suas garras.

95) A Família do Futuro (BR) Os Robinsons (PT) (Meet the Robinsons, 2007)
Lewis (Daniel Hansen) é um jovem responsável por invenções brilhantes e surpreendentes. Seu mais recente trabalho é o escâner de memória, uma máquina que o ajudará a encontrar sua mãe biológica, o que permitirá que ele enfim tenha uma família. Porém antes mesmo de utilizá-la a máquina é roubada pelo Bandido do Chapéu Coco (Stephen J. Anderson). Lewis recebe então a visita de Wilbur Robinson (Wesley Singerman), um jovem misterioso que o leva em uma viagem no tempo. Já no futuro Lewis conhece os Robinsons, a família de Wilbur, que o ajudará a recuperar o escâner de memória. Desenho animado em 3D da Disney.
Recomendo.

96) Crimes do Tempo (Los Cronocrimes / Timecrimes, 2007)
Escrito e dirigido por Nacho Vigalondo, Los Cronocrimes é um surpreendente filme espanhol sobre viagens temporais. Um sujeito de meia-idade entra acidentalmente em uma estranha máquina e descobre que regressou uma 1:30 no tempo e deve ajudar seu “eu” passado a refazer seus passos. Ele precisa evitar que um crime seja cometido contra a mulher que ama, caso contrário, poderá ser apagado da existência. Ao tentar reparar as coisas, ele acaba danificando ainda mais a linha temporal com resutados desastrosos. Apesar do baixo orçamento e atores desconhecidos, Los Cronocrimes consegue criar uma história plausível, envolvente e simples.

97) Os Seis Signos da Luz (BR) Os Seis Sinais da Luz (PT) (Seeker: The Dark Is Rising, The, 2007)
Will Stanton descobre ser o último herdeiro de uma linhagem de guerreiros imortais que dedicam suas vidas a lutar contra as forças do mal. Will se depara com forças inimagináveis e percebe que a escuridão está crescendo. Ele terá de lutar e salvar o mundo desses poderes malignos.

98) O Vidente (BR) Next - Sem Alternativa (PT) (Next, 2007)
Mais um filme com o Nicolas Cage. Cris Johnson possui o dom de prever detalhadamente os acontecimentos que ocorrem à sua volta. Cansado de todos os exames que fazia quando jovem, o que chamou a atenção do governo americano, ele decide mudar de nome e vai trabalhar como mágico em Las Vegas. Mas, quando um terrorista ameaça explodir uma bomba em Los Angeles, a agente Callie Ferris faz de tudo para convencê-lo a ajudar o governo e tentar evitar uma tragédia.
Recomendo.

99) Turma da Mônica em Uma Aventura no Tempo (2007)
Franjinha está trabalhando na construção de uma máquina do tempo, que funcionará quando conseguir reunir moléculas dos 4 elementos básicos da natureza: ar, água, fogo e terra. Porém em meio aos trabalhos seu laboratório é invadido por Cebolinha e Cascão, que estão fugindo da Mônica. O coelhinho Sansão é atirado nos garotos, mas acaba batendo no aparelho. O choque faz com que os elementos sejam enviados cada um para uma época distinta. O acidente faz com que o tempo fique cada vez mais devagar na Terra, o que faz com que Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e o cachorro Bidu tenham que partir em busca dos elementos perdidos, usando a própria máquina construída por Franjinha.

100) A Grande Família - O Filme (Grande Família - O Filme, A, 2007)
Filme brasileiro baseado na série de TV "A Grande Família" e conta como Lineu (Marco Nanini) e Nenê (Marieta Severo) se apaixonaram em um baile. Quarenta anos depois, Lineu, ao fazer um exame médico, descobre um problema de saúde que pode mata-lo. Numa especie de loop temporal, ele revê seu estilo de vida com a esposa, a família e no trabalho, mas a cada nova atitude cria-se várias outras confusões.
Recomendo muito.

101) A Jornada - Uma Viagem pelo Tempo (Time Changer, 2007)
Estamos no ano de 1890. O professor de seminário Russel Carlisle (David Morin) acaba de escrever uma tese entitulada “A Mudança dos Tempos”. O seu livro está prestes a receber o aval e apoio da diretoria do seminário quando o seu colega, Dr. Norris Anderson (Gavin Macleod) levanta uma objeção. Ele acredita que a tese do Dr. Carlisle poderia ter um grande impacto sobre as gerações vindouras. Utilizando uma máquina secreta do tempo que contruiu, o Dr. Anderson envia o Dr. Carlisle ao futuro, a uma distância de 100 anos, onde ele terá a oportunidade de verificar, com seus próprios olhos, o resultado de sua tese. Filme gospel.

102) Área 51 - Zona Mortal (Dreamland, 2007)
Um casal, passando próximo a área 51, no deserto de nevada, acaba sendo enviado ao passado como efeito de experiências que estão sendo feitas no local. Se vêem repentinamente na época da segunda guerra mundial criando muitos paradoxos.

103) Um Ianque na Corte do Rei Arthur (A Connecticut Yankee in King Arthur´s Court, 2008)
Adaptação do clássico de Mark Twain, Crosby é Hank Martin, um mecânico da virada do século que, depois de levar uma pancada na cabeça, acorda em pela Inglaterra na Idade Média. Capturado por Sir Sagramora (William Bendix), Hank é levado até a corte do Rei Arthur (Cedric Hardwicke), onde ele usa a sua ingenuidade da Era Industrial para ganhar o título de Sir "Chefão". Chocado pelas desonrosas condições de vida dos plebeus ingleses, Hank insiste que o Rei Arthur ande disfarçado entre seu povo para que ele possa experimentar em primeira-mão a miséria (e quem sabe, implementar reformas sociais).

104) Minutemen - Os Viajantes do Tempo (Minutemen, 2008)
Três garotos decidem criar uma máquina do tempo para ajudarem a si próprios e aos outros colegas. Porém, eles passam a usar a máquina para outras coisas. MEDONHO!!!!

105) 17 Outra Vez (BR) 17 Anos, Outra Vez (PT) (17 Again, 2009)
Mike é um dos garotos mais populares da escola, atleta, mas, resolve jogar tudo para o ar e se casar com sua namorada de colégio. Depois de 20 anos, quando sua vida não é exatamente aquilo que planejou, ele tem um encontro com um misterioso funcionário da escola e, de uma hora pra outra, volta a ter 17 anos (se não me engano, existe um filme antigo que passava no SBT quase igual: um idoso que voltava a ser jovem). Produção com Zac Efron pegando gancho de sucessos antigos com essa premissa. Caia fora!

106) O Reino Proibido (Forbidden Kingdom, The, 2008)
Alguns vão dizer que não é uma viagem no tempo, e sim para um mundo de fantasia, mas para outros, o garoto foi para o antigo reinado chinês. Um adolescente americano obcecado com os filmes clássicos de kung-fu faz uma extraordinária descoberta em uma pequena loja de penhores em Chinatown: o lendário bastão de monge, a arma perdida do sábio guerreiro, o Rei Macaco. Com a relíquia em mãos, o adolescente é inesperadamente levado ao incrível Reino Proibido. E na companhia dos mais poderosos guerreiros (Jack Chan e Jet Li), segue na perigosa missão para libertar O Rei Macaco e devolver a harmonia ao povo da Montanha dos Cinco Elementos.
Recomendo muito.

107) O Elo Perdido (Land of The Lost, 2009)
Prestes a encarar uma nova expedição, Marshall é sugado por um forte redemoinho que o leva para um lugar estranho, há muitos anos de distância. Agora, o cientista está desarmado e precisará arranjar formas de sobreviver neste universo alternativo repleto de dinossauros e fantásticas criaturas. Filme ruim, baseado numa antiga série de televisão, também de gosto duvidoso (só quando criança eu curtia)
Não recomendo.

108) Presságio (BR) Sinais do Futuro (PT) (Knowing, 2009)
Não é bem uma viagem no tempo, mas envolve o despertar de informações no futuro. Um professor abre uma cápsula do tempo que foi desenterrada na escola de seu filho; dentro dela há algumas previsões assustadoras – algumas que já aconteceram e outras que ainda estão por vir. Isto leva o professor a acreditar que sua família faz parte dos eventos que foram descritos nas previsões. Nicolas Cage, sempre ele.

109) Perguntas Frequentes sobre Viagem no Tempo (F.A.Q. About Time Travel, 2009)
Três nerds dentro de um bar, viajam para frente e para trás no tempo, durante as quais tentam evitar o encontro de suas múltiplas versões e descobrir quem quer assassiná-los. Pérola britânica de baixo-orçamento que brinca com todas as referências dos filme do gênero.

110) Tudo Pode Mudar (Before You Say 'I Do', 2009)
George pede a mão de Jane, mas ela ainda está traumatizada por ter sido traída em seu primeiro casamento. Após um acidente de carro, George acorda 10 anos antes. Quando Jane ainda não havia se casado e ele estava prestes a ser passado para trás nos negócios. Agora, vê a chance de mudar seu futuro.

111) Te amarei para sempre (BR) A Mulher do Viajante do Tempo (PT) (The Time Traveler’s Wife, 2009)
Baseado no livro homônimo, conta a história de Henry DeTamble (Eric Bana), um bibliotecário que possui o “gene da viagem no tempo” e que por isso viaja involuntariamente por ele, e de Clare Abshir (Rachel McAdams), uma artista que possui a vida marcada por uma sequência de eventos. Os dois se conhecem desde que Clare tinha 6 anos e se apaixonam. Entretanto, Henry sofre um distúrbio genético raro e seu relógio biológico salta de repente para frente ou para trás, o fazendo viajar no tempo. Para desespero dos dois, os deslocamentos pelo tempo são imprevisíveis e Henry não pode controlá-los. Clare, precisa então aprender a conviver com a ausência de Henry e com o caráter inusitado de sua relação

112) Star Trek (Star Trek, 2009)
Nunca assisti nenhum filme, mas toda a série Star Trek envolve normalmente viagens no tempo.

113) Os Fantasmas de Scrooge (Christmas Carol, A, 2009)
Mais um filme com a história de Charles Dickens, só que esse é uma animação 3D dublado por Jim Carrey. Os fantasmas dos Natais do Passado, Presente e Futuro levam Ebenezer Scrooge em uma surpreendente jornada que revela as verdades que o mesmo reluta em
enfrentar.

114) Os Feiticeiros de Waverly Place: O Filme (Wizards of Waverly Place: The Movie, 2009)
Baseado no seriado homônimo, conta uma aventura com a família Russo, que são aprendizes de feiticeiros. Enquanto está de férias, Alex (Selena Gomez) acidentalmente lança um feitiço que afetará a existência de sua família, evitando o primeiro encontro de seus pais. Agora, Max tenta manter seus pais juntos, enquanto Alex e Justin usam todos os truques que conhecem para encontrar a Pedra dos Sonhos, para poder reverter a magia e salvar sua família. Com boas sacadas de "paradoxos temporais", é um comédia divertida.
Recomendo.

115) A Ressaca (BR) Jacuzzi - O Desastre do Tempo (PT) (Hot Tub Time Machine, 2010)
Quatro amigos após uma noite de muita bebedeira, acabam na banheira de hidromassagem de um resort de esqui. Sem saber como, eles acordam em pleno 1986. É a chance que têm para apagar erros do passado e criar um novo futuro. Filme ruim, com muitas cenas escrotas. A premissa era uma ótima oportunidade para reviver coisas típicas e engraçadas dos anos 80, mas transformaram o filme numa ficção American Pie podre. Com John Cusack.
Não recomendo.

116) Shrek Para Sempre (Shrek Forever After, 2010)
Quarta animação da DreamWork's sobre o ogro verde nas terras do reino do Tão Tão Distante. Shrek está em crise por não ser mais o ogro assustador de sempre. Para recuperar sua fama de malvado, ele firma um pacto com Rumpelstiltskin em troca de apagar da existência um dia de sua vida. (SPOILER) Tudo dá errado, Rumpelstiltskin assume o reino e apaga o dia que Shrek nasceu, criando uma realidade paralela como se as pessoas nunca o tivessem conhecido.
Recomendo.

117) Príncipe da Pérsia: As Areias do Tempo (Prince of Persia: The Sands of Time, 2010)
Baseado em antigo game para PC. A história do príncipe Dastan, que precisa ajudar seu pai na luta contra inimigos que ameaçam seu reinado. Mas tudo se complica, porém, quando ele encontra uma adaga mágica, capaz de mudar a história. Induzido por um feiticeiro moribundo, Dastan acaba transformando todo o reino em um lugar demoníaco e agora somente ele poderá desfazer a maldição.
Recomendadíssimo.

118) O Homem do Futuro (O Homem do Futuro, 2011)
Filme brasileiro de ficção cientifica e é muito bom! Zero é um cientista genial, mas infeliz porque há 20 anos atrás foi humilhado publicamente na faculdade e perdeu Helena o grande amor de sua vida. Certo dia, uma experiência acidental com um de seus inventos faz com que ele viaje no tempo, mais precisamente, ao passado. Depois da chance de mudar a sua história, Zero retorna ao presente totalmente modificado e se descobre um tremendo canalha, o que só o afastou ainda mais de Helena. Agora, sua chance é voltar novamente no tempo e impedir que ele mesmo altere o presente.
Recomendo muito!

119) Contra o Tempo (BR) O Código Base (PT) (Source Code, 2011)
Colter é um soldado que faz parte de um programa experimental do governo para investigar um atentado terrorista. Um dia ele acorda num corpo desconhecido, é forçado a viver e reviver uma angustiante explosão de trem até que consiga encontrar o responsável pelo atentado. Envolve conceitos de loops temporais.

120) Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, 2011)
Em plena época da 2ª Guerra Mundial, Steve Rogers (Chris Evans) tem saúde frágil, vem de família pobre e sonha em fazer parte do exército americano. Esse sonho se viabiliza quando um general o convida para participar do teste do soro radioativo chamado Supersoldado. Rogers, então, fica saudável e começa o treinamento intensivo para lutar contra o mal na liderança do grupo Os Vingadores. (SPOILER) No final, o Capitão América viaja no tempo 70 anos no futuro, acordando em plena Nova York.
Recomendo muito.

121) Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris, 2011)
Comédia romântica sobre um escritor e roteirista americano que vai com família de sua noiva a capital da França, cidade que ele idolatra. A história é concentrada em passeios de Gil (Owen Wilson) na noite Parisiense, onde em um passo de mágica, o escritor é transportado para a Paris de 1920, época em que ele considera a melhor de todas. Nessas "viagens", Gil frequenta varias festas onde conhece inúmeros intelectuais e artistas que frequentavam a cidade da luz naquela época, dentre eles estão F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ernest Hemingway. Assim Gil é forçado a confrontar a ilusão de que uma vida diferente do seu estilo de viver é melhor (nesse caso a "época de ouro" francesa).

122) Homens de Preto 3 (BR) Homens de Negro 3 (PT) (Men In Black III, 2012)
Na trama do novo filme, o agente K (Will Smith) volta no tempo para salvar seu parceiro J (Tommy Lee Jones). Ao chegar em 1969, o personagem de Smith se depara com uma versão bem mais jovem de seu comparsa (Josh Brolin). A estreia está prevista para maio de 2012.

Atualizamos com os filmes:

Os Dois Mundos de Jennie Logan (The Two Worlds of Jennie Logan, 1979)
A Pirâmide de Cristal (Ron Howard's Through the Magic Pyramid, 1981)
O Exterminador do Passado (Timestalkers, 1987)
Voltar a Morrer (Dead Again, 1991)
Time Trax - Um Detetive do Futuro (Time Trax, 1993)
O Vídeo de Jesus / Em Busca da Relíquia Sagrada (Das Jesus Video, 2002)

5 comentários:

  1. Faltou um de um cara que volta pra cassar um dragão alienigena.

    ResponderExcluir
  2. Faltou um que não me recordo o nome...com o ator Cuba g...fala sobre uma visgem no tempo...ele foi atras de seu macaco e acaba descobrindo outras coisas...uns dos melhores filmes que já vi de ficção científica

    ResponderExcluir
  3. Procuro por um em que um professor universitário desaparece. Anos depois o filho encontra a máquina do tempo do pai e viaja, encontrando o pai que viajara para conhecer Einstein. Gostaria muuto de rever, mas não encontro.

    ResponderExcluir
  4. Como é o nome daquele onde Tem Uma garota que volta no tempo e faz um pistoleiro ou assassino ajudar ela impedir uma invasão ou Aniquilação alienígena mas no final descobrem que no passado acabaram matando um dos Aliens em forma de criança e no final entregam para os Pais e Uma nova linha temporal é criada?

    ResponderExcluir
  5. Procuro por um em que a mulher se casar sai para lua de mel ocorre um acidente, passado 7 anos ela acreditar estar casada e tem um filho e vive com relacionamento extraconjugal, para não destruir o casamento imaginário mata o amante que é real.

    ResponderExcluir

visualizações